Arca Frigorífica Solar

Arca Frigorífica Solar

Local: Departamento de Física do Instituto Superior Técnico

Datas: Abril 2008 - Novembro 2009

Responsável pelo Projecto: Filipe Mend


Objectivos:

A produção de frio em pequena escala é um assunto de grande interesse para a conservação de bens tão essenciais como medicamentos e vacinas. A utilização de sistemas de adsorção ou absorção associados a recipientes termicamente isolados permite utilizar fontes de energia que tenham disponibilidade irregular ao longo do dia através de ciclos termodinâmicos intermitentes. Nestes pressupostos, fontes de energia endógenas como a energia solar ou a biomassa são candidatas naturais para suprir as necessidades energéticas de frio em pequena escala em regiões sem acesso a energia eléctrica.

Não sendo estas tecnologias cientificamente desconhecidas, o grande desafio que este projecto encerra é o do desenvolvimento de uma geleira de muito baixo custo de produção, facilidade de utilização e de manutenção reduzida e que possa facilmente ser realizada pelos utilizadores.

Descrição do Projecto:

Fase 1 [Abril 2008 - Janeiro 2009]
Numa primeira fase será realizada uma apreciação crítica de todas as tecnologias disponíveis e de quais as principais candidatas a serem utilizadas na concepção da geleira. O objectivo final deste trabalho é a escolha da tecnologia mais apropriada aos objectivos do projecto.

Fase 2 [Fevereiro 2009 - Julho 2009]
Numa segunda fase será desenvolvido e construído um protótipo da geleira nos pressupostos enunciados na motivação deste projecto.

Fase 3 [Setembro 2009 - Novembro 2009]
Numa terceira e ultima fase será feita uma caracterização experimental do protótipo, realizando-se uma avaliação final dos resultados obtidos e sugerindo-se os desenvolvimentos futuros do projecto.

Álbum de fotografias do projecto: clique aqui para ver.

Equipa:

A Equipa é constituída pelo André Alves, aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica do Instituto Superio Técnico, e pelo Professor Filipe Mendes, professor do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, que coordena o desenvolvimento do projecto.

Financiamento:

Este projecto é possível graças ao patrocínio de

voltar

A SiW agradece o patrocínio de:

ernst young edp spirituc

fct

Logo Conceito logo FANQ crossmedia LogoBDO
Joomla templates by a4joomla