Formação de Professores de Matemática do Pré-Secundário


Local: Díli, Timor Leste

Datas: 10 a 14 de Setembro 2007

Responsável pelo Projecto: Jorge Dias de Deus

 

Objectivos: Consolidar os conhecimentos teóricos dos professores do ensino pré-secundário da disciplina de Matemática; desenvolver a sua capacidade de resolver exercícios; procurar parceiros para a futura preparação de currículos das disciplinas.

 

Descrição do Projecto

O início da acção de formação foi marcado por uma curta cerimónia de abertura que contou com intervenções da Dra. Rosalina (CJPAV), do Ministro da Educação de Timor-Leste Dr. João Câncio Freitas, da Ministra da Solidariedade Social de Timor-Leste Dra. Domingas Alves, do representante do Embaixador de Portugal em Timor-Leste Dr João Ramos Pinto e da Directora Geral para a Cooperação do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social de Portugal Dra Maria Teresa Requejo.

Nas várias intervenções foi salientada a importância da realização de acções de formação deste tipo, da cooperação portuguesa em Timor-Leste e do total apoio do Governo de Timor-Leste a este tipo de acções de formação.

A acção de formação realizou-se através de 2 sessões diárias (8h30-12h00 e 13h00-15h00), perfazendo um total de 9 sessões, tendo a sessão da tarde de Quarta-feira (12 de Setembro) sido ocupada por uma palestra científica sobre o Universo proferida por Jorge Dias de Deus.

Estas sessões consistiam na apresentação, e explicação detalhada e fundamentada, de conteúdos que são ensinados no ensino pré-secundário (Números e Conjuntos; Geometria; Geometria, Números e Álgebra, Síntese).

A apresentação foi feita para professores, sublinhando a necessidade de estes compreenderem o que ensinam a um nível superior aquele que será esperado dos alunos. Foi dedicado tempo à resolução de problemas concretos.

Durante a acção de formação, a equipa de formadores tentou, com vista a acções futuras, sintetizar a sua avaliação da situação presente em Timor Leste.

 

Público Alvo: Quarenta professores do ensino pré-secundário da disciplina de Matemática.

Equipa: A equipa de formadores foi composta pela Ilda Perez Silva, Jorge Dias de Deus e José Guilherme Milhano.

 

Avaliação dos Participantes:

(Clique nas imagens para consultar os inquéritos dos participantes)


Conclusões

Constatou-se que os professores formandos possuem uma preparação muito insuficiente em Bahasa Indonésia, de quem se espera a transmissão eficaz de conhecimentos em língua portuguesa em condições de ensino particularmente difíceis

Os professores participantes na acção de formação, seleccionados em escolas de Dili e de alguns distritos, têm uma preparação específica na área da Matemática com muitas lacunas. Na sua grande maioria são incapazes de raciocínio independente, resumindo-se os seus conhecimentos à reprodução de conteúdos que não são capazes de utilizar.
O ensino eficaz da Matemática depende de forma crucial de uma grande aptidão do professor de explicar de forma independente conceitos e raciocínios que domina confortavelmente.

Durante a acção de formação foi possível verificar que muitos dos formandos não são fluentes em português nem na sua utilização activa na escrita e na conversação, nem mesmo de forma passiva na leitura e compreensão oral.

O treino a nível pedagógico e de gestão docente, como o planeamento de aulas, é inexistente.

Os formandos enfrentam condições de ensino extremamente difíceis: turmas com número excessivo de alunos (por volta de 70 por turma), carência de material básico como mesas e cadeiras, e mesmo a inexistência de manuais escolares.

Destas conclusões podem ser traçadas duas recomendações:

- Criar acções de formação focadas em assuntos específicos, para permitir a melhor formação a nível científico dos professores.

- Satisfazer a necessidade de criação de manuais e directivas claras.

 

Este Projecto foi financiado pelo Centro Juvenil Padre António Vieira (Díli), cujo apoio a SiW agradece.

Álbum de fotografias do projecto

pro

voltar

A SiW agradece o patrocínio de:

ernst young edp spirituc

fct

Logo Conceito logo FANQ crossmedia LogoBDO
Joomla templates by a4joomla